Fundos Imobiliarios - Rentabilidade - Como Investir

Fundos Imobiliarios - Rentabilidade - O mercado oferece formas mais rentáveis de se investir em imóveis do que comprar uma propriedade e, entre elas, estão os fundos  imobiliários, que têm começado a ganhar espaço, segundo o educador financeiro e fundador do Centro de Estudos e Formação de Patrimônio
Calil&Calil, Mauro Calil.
De acordo com ele, entre os problemas de como  investir em  fundos imobiliarios, está a série de análises que se faz ao comprar e, no caso da opção pelo aluguel da propriedade, estão a inadimplência e o período em que o imóvel fica vazio, enquanto não se encontra um inquilino. Ele ainda cita a liquidez e o fato de que, para conseguir a rentabilidade com a valorização do imóvel, é preciso ter paciência muitas vezes.
“Em média, estima-se que os fundos imobiliarios garantam uma rentabilidade bruta entre 0,5% a 0,7% do valor investido – isso sem contar o tempo despendido para a realização e solução de todos os problemas que podem surgir”, afirmou.

Os fundos Imobiliarios

Em relação aos fundos imobiliarios, ele explica que, apesar de o investidor não poder dizer que o imóvel é dele, ele também não se depara com problemas com inquilinos, já que o gestor do empreendimento assume a responsabilidade pelas negociações e as complicações que possam vir a ocorrer.
O investidor ainda pode diversificar, já que não precisa desembolsar um grande valor para comprar um único imóvel. Ele pode comprar cotas de diferentes imóveis localizados em regiões diferentes, por exemplo.
“A rentabilidade também é maior, ficando na casa de 0,8% ao mês, e o problema de liquidez é mais fácil de ser solucionado”, afirmou.
Sobre a tributação, nos imóveis, a alíquota do Imposto de Renda segue a tabela progressiva e, de acordo com o valor, pode chegar à casa de 27,5%. No fundo, não há tributação direta do investidor, mas sim da rentabilidade, como acontece na indústria como um todo.

Cuidados na hora de investir em fundos imobiliarios

Confira, abaixo, os cuidados que se deve ter ao aderir a um fundo de investimento:
  • Fique atento às taxas cobradas;
  • Atenção à política do fundo no qual se está ingressando;
  • Conheça o perfil do inquilino do empreendimento: a rentabilidade também está atrelada ao pagamento de aluguéis, a diferença é que o risco de inadimplência está distribuído entre todos os inquilinos e não concentrado em apenas um ou dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário